sexta-feira, 26 de março de 2010

Pronto, fim da linha!

O Brasil só relaxou agora há pouco. Ufa, o casal Nardoni foi condenado e o país pode dormir tranquilo. Na última semana, os olhos e ouvidos dessa nação ficaram voltados para o julgamento do caso Isabella. Vejam bem, a pobre menina já virou caso.

Todos, nestes últimos dias, assumimos papeis de mãe, tios, avós, primos, irmãos (e não de pai ou de madrasta, é claro)da menina Isabella Oliveira Nardoni e aguardávamos ansiosamente pela sentença que vingaria tamanha brutalidade. E hoje, em já 27 de março de 2010, por volta de meia noite e meia, o resultado saiu e estamos todos, qual seria a melhor palavra (???), satisfeitos.

Satisfeitos?! Sim, o brasileiro se contenta com pouco. Com a repercussão de um caso, com a entrevista de apenas uma mãe desesperada, com uma reportagem especial, com a cobertura de um julgamento, com uma sentença, com apenas uma justiça. Enquanto comemoramos uma vitoria da Justiça brasileira, centenas de milhares de injustiças acontecem por aí e ninguém fica nem sabendo.

Isso reflete um país conformado. Entendam bem, a família Oliveira merecia e merece um destino justo para os assassinos de sua menina. Isabella também precisa de paz para seguir seu caminho. E isso foi feito. COmo diria minha mãe, a Justiça não fez mais do que sua obrigação.

A discussão, no entanto, é porque temos de engolir, goela abaixo, a cobertura do caso como se fosse a final da Copa do Mundo? Tinha pipoqueiro, camelô, pessoas protestando,curiosos, pessoas com fogos de artifício, sim, rojão!! Tudo isso na frente de um Fórum, na frente do Tribunal do Júri. Tinham pessoas acreditando e defendo a absolvição do casal. Cenário de Palmeiras x Corinthians, em final de campeonato paulista.

Tudo isso para hoje estarmos todos sensibilizados, com os olhos marejados e o coração apertado...mas quando o Mundial começar quero ver que se lembra que os Nardoni ao menos existiram e deixarão 30 anos de suas vidas dentro de uma cadeia.

Esse desabafo põe em xeque como a memoria do Brasil é curta e seletiva. Hoje choramos com Ana Carolina Oliveira, em dois meses torceremos pelo hexa com o Dunga, ou menos. Na próxima terça-feira, acompanharemos com a mesma tensão a final do BBB10. E assim caminha a humanidade.

Nenhum comentário: