domingo, 28 de setembro de 2008

Foto!

Sabe, não tem jeito. Tem coisa que me intriga e eu fico pensando nisso dias e dias. O que assombra meus pensamentos nos últimos dias é a boa e velha fotografia.

Bom, a gente sabe que uma imagem vale mais do que mil palavras. E é bacana isso...você registrar um momento, congelar e guardar consigo aquele instante. De verdade, acho legal e sou adepta das fotografias. Mas você já se deu ao trabalho de entrar nos álbuns do Orkut dos seus amigos? E de pessoas que não são suas amigas?? Melhor ainda.

Gente, é uma terapia!! É ótimo...é o namorado da semana, a melhor amiga da semana, a melhor festa de todas, é o cachorro, é a "facul", é a galera, é o churras, é o niver. É fantástico. Um dia se ama uma certa turma, na semana seguinte o álbum "pessoinhas que eu amuuuu" já está totalmente diferente.

E o álbum do namorado(a). Tem as melhores legendas: meu amor, o lindinho, meu bebê, minha gatinha (geralmente, nesse caso, a criatura é tão feia que a foto até se torna uma falta de educação!!). Aliás, as legendas e a maneira como se escreve na internet eu vou deixar pra outra oportunidade.

Enfim, o meu ponto aqui é a fotografia, na sua essência. A tecnologia hoje permite que as pessoas compartilhem suas fotos. E é ótimo.Você vê aquele lado "emo" das pessoas. Fotos com pessoas olhando pro nada, ou pessoas se olhando, ou pessoas com cara de choro...de qualquer forma é divertido.

E ainda temos a grande alegria da máquina digital. Está na frente do espelho, tira foto. Sozinho, tira foto. Com a família, tira foto. Foi pra faculdade, tira foto com os "miguxos". É uma coisa sensacional...é a overdose da fotografia. Eu adoro ver aquelas fotos com a pessoa com o bração esticado pra tirar foto de si mesmo com cara de nada. Sabe, a la Leandra Borges do Fantástico, personagem da Ingrid Guimarães?

Bom, o que eu quero dizer é que toda essa modernidade mudou o conceito da fotografia, mas não completamente e muito menos para o mal. Nada disso, só mudamos as poses, passamos do filme para o digital. E játemos até a máquina que ao constatar (essa é a palavra???) um sorriso tira a foto automaticamente. Aí me ocorre? E os emos? Vão tirar foto como? Ah, pelo menos agora eles terão um bom motivo pra chorar, né?

Nenhum comentário: