segunda-feira, 6 de outubro de 2008

As bizarrices da eleição

Bom, eleições concluídas. Em alguns lugares teremos segundo turno, como no meu domicílio eleitoral, por exemplo. É...São Bernardo do Campo vai votar entre o tucano Orlando Morando - que tem o slogan: São Bernando MORANDO melhor - e Luiz Marinho - que tem como vice Frank Aguiar, sim, o cãozinho dos teclados 'Aaaaaaau'!!

Bom, esses dois candidatos já são belas bizarrices das eleições 2008, porém não são as únicas. Aliás, existem muuuuuuitas outras. Os candidatos desse ano se superaram. E aos eleitores, surpreenderam. Ou não.

Ao ler uma matéria do site G1, eu ri demais. Pois é, dizem que o voto é uma coisa séria, e tal...mas é difícl acreditar. Pô, a Gretchen foi a terceira candidata mais votada na cidade de Itamaracá, em Pernambuco. Alguns ex-BBBs (aliás, esse é o pior tipo de "celebridade") tiveram um desempenho pra lá de fraco.

Agora calma lá...antigamente, a luta era pelo direito do voto, pelo direito de elegermos nossos representantes, com os mesmos ideais que os nossos, com poder de palavra, com voz ativa, enfim, pessoas que de fato nos REPRESENTASSEM.

Pensando nisso, lendo essas matérias é que eu começo a pensar: como a Gretchen, a RAINHA DA CONGA E DA BUNDA, pode me representar?? E quer saber? Eu nem bunda tenho...digo, comparada a dela, é claro! Ou o Alberto Cowboy? Ou a Pink do BBB 5?? Ou o Bin Laden?? Ou uma mulher de NOVENTA E NOVE ANOS??? É um mandato de quanto tempo? 1 mês? 1 ano??

Mas como tudo na vida, tem o outro lado da moeda...o Netinho, ex-Negritude Junior, foi eleito em São Paulo como o terceiro vereador mais votado. Quer saber? Eu até achei bacana. O cara fala sempre da periferia, dos "mano", do gueto. A linguagem é diferente, a abordagem é outra...mas se a vontade de mudar e a luta for a mesma de anos atrás, que ele siga em frente. Vale a pena acreditar, não temos nada a perder.

Nenhum comentário: