segunda-feira, 24 de maio de 2010

BRASILEIRO: Dia Nacional do Café


Aproveite a data e tome um cafezinho.

No dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café. Muita gente aprecia um bom cafezinho, seja ele coado, expresso ou instantâneo. Pode ser de manhã, depois do almoço ou à tarde, simplesmente para fazer um break no trabalho.

Pensando nesse dia especial, o R7 consultou a barista e mestre de torra Isabela Raposeiras, que deu algumas dicas para preparar café em casa. Tome nota:

1 - Preste atenção no rótulo. Se há o nome da fazenda, é sinal de que se trata de um café de alta qualidade.

2 - Moa os grãos na hora. As substâncias responsáveis pelos melhores aromas e sabores de café oxidam 20 minutos após a moagem.

3 - Use água mineral, pois ela não contém cloro, que destrói os óleos essenciais do café. Á água da torneira, mesmo que fervida, mantém altos teores de cloro. Os filtros que usam carvão ativado também são legais.

4 - Se você mora em um local no nível do mar, melhor não ferver a água. Se está acima dele, ou seja, em cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, cidades de serra etc, pode ferver a água, pois a temperatura de fervura é inferior a 100° C. A água não pode entrar em ebulição, pois ela perde o oxigênio que reage com os óleos essenciais do café. Deixe apenas entrar em fervura e apague o fogo

Fonte: R7.com

Nenhum comentário: