segunda-feira, 24 de maio de 2010

CINEMA: Tailandês 'Lung Boonmee' vence a Palma de Ouro em Cannes


Eu sou uma cinéfila assumida, assumidíssima na verdade. E fico bem contente quando vejo um filme tailandês ganhando um prêmio tão importante quanto a Palma de Ouro. Fico feliz à beça.

Acho bacana um festival como o de Cannes premiar novos diretores, novos atores, atrizes, enfim, sangue novo lado a lado aos monstros consagrados da sétima arte. Um viva pra Tailândia.

A notícia completa está abaixo, fala de mais prêmios e dá um trechinho do discurso do diretor Apichatpong Weerasethakul. Saca a humildade do cara...eu ainda não sei nada, nadinha.


O filme "Lung Boonmee raluek chaat" (em tradução livre, Tio Boonmee, aquele que se lembra de suas vidas passadas) , do diretor Apichatpong Weerasethakul , venceu a Palma de Ouro do 63º Festival de Cannes.

O anúncio foi feito no início da noite deste domingo (23) pelo júri presidido por Tim Burton.

Também foram premiados a atriz Juliette Binoche, por seu papel em "Copie conforme", de Abbas Kiarostami, e os atores Javier Bardem, por "Biutiful", e Elio Germano, por "La nostra vita". O Grande Prêmio foi para "Des hommes et des dieux", de Xavier Beauvois, e o troféu de direção foi para "Tournée", do ator-diretor Mathieu Amalric.

"Eu dedico esse prêmio aos espiritos e aos fantasmas do meu país", declarou o tailandês Apichatpong Weerasethakul ao subir ao palco para receber a Palma das mãos da atriz Charlotte Gainsbourg. A fala é uma referência aos personagens que aparecem em seu filme - o espírito de uma mulher, umas criaturas estranhas batizadas de macacos-fantasmas e até um bagre falante que protagoniza uma cena sexual com uma princesa.

"Me lembro que 30 anos atrás, quando meus pais me levaram para ver meu primeiro filme, eu não entendia nada de cinema. Hoje, com esse prêmio, acho que já sei alguma coisa", brincou o diretor, radiante com a vitória.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: