domingo, 29 de junho de 2008

como é que uma coisa assim machuca tanto???

Dizem que a palavra saudade só existe na língua portuguesa. Nos outros idiomas não há uma palavra que traduza fielmente este sentimento. Quer saber? Eu acredito!! E acredito mesmo.

A saudade é uma coisa muito brasileira, muito verdadeira (embora não sejamos conhecidos por nossa honestidade ou verdade...), muito quente, muito fria, muito real. É um dos poucos sentimentos que sentimos na carne. É algo que machuca muito além da alma. A saudade é capaz de se tornar uma dor física, que incomoda, que intriga, que nos faz pensar, rir, chorar, lembrar. Mas, parafraseando Só Pra Contrariar, como é que uma coisa assim machuca tanto??

É algo tão poderoso que faz você se arrepender, se 'vangloriar' do que fez, de achar que está certo ou errado. Te faz acreditar que as coisas podem ser diferentes e às vezes te convence de que tudo tem que ser igual. A saudade te faz crer que você quer que o tempo passe mais rápido, e faz você querer isso com tanta força que acaba acreditando que de fato possa acontecer.

Mas é uma coisa tão complexa e inexplicável que muitas vezes faz você desejar com a mesma intensidade que o tempo passe lentamente. Para que os momentos bons não se acabem, pra que você possa continuar sentindo aquela saudade que dói no peito ou até mesmo para que fique na memória coisas que você jamais imaginaria fazer. Coisas que, de alguma maneira, você acaba fazendo e depois te dá aquela saudade.

Mesmo com tudo isso, saudade é uma coisa boa também. É memória, é sentir falta. É querer sentir aquele mesmo cheiro, aquele mesmo gosto, aquela mesma sensação, aquele mesmo sentimento. Aquele mesmo abraço, aquele mesmo beijo. Ouvir aquela mesma música, naquele mesmo momento. Ver de novo aquele mesmo olhar, aquele mesmo sorriso. Ouvir de novo aquela mesma voz. Sentir tudo aquilo que já se sentiu alguma vez.

Você, de vez em quando, não tem saudade de ter uma mesma conversa, de chorar de tanto rir, de rir de tanto chorar, de reviver momentos?? Esse é o poder da saudade, te fazer sentir vontade de ver, de senitir, de ouvir, de reviver, de viver coisas já vividas, ouvidas, sentidas, vistas.

Saudade do calor de um abraço, do gosto de um beijo, daquele frio na barriga, das pernas tremendo, das mãoes geladas, do olho no olho. Saudade de algo único. Saudade do seu primeiro beijo.

Saudade do cheirinho da comida da sua avó, do colinho da sua mãe, do abraço do seu pai. Das brigas bobas com seu irmão. Dos chororôs depois de uma briga com o seu primeiro namorado. Dos encontros e despedidas em plataformas de rodoviárias, em saguões de aeroporto, em janelas, sacadas, portas.

Enfim, a saudade á algo que está aí, queira você ou não. É um sentimento involuntário, que vem, fica e é boa. Ou ruim, depende do que se sente saudade. Mas sempre, sempre, sempre, permita-se sentir saudade.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Terapia intensiva



Bom, um dos lugares onde se faz uma terapia de qualidade é um salão de beleza. No final da semana, depois de uma semana de trabalho intenso é lá que você ri, chora, desabafa. Melhor do que qualquer terapia.


No meu caso, eu tenho a maior sorte de todas. A Lu, minha manicure, é o maior barato. Ela é uma palhaça, ri de tudo, faz piada de tudo, escuta nossos problemas e desabafa com os dela. Terapia intensiva.


Nosso horário fixo é as 7 da noite. Ela começa a trabalhar as 6 da manhã, então imagine você como ela está as 7 da noite!!! Sim, ela já está parecendo a Rakelli, da novela Beleza Pura.Na definição dela "sua manicure trabalha que nem uma condenada, e no fim já tá rindo que nem uma caipora...e ainda é POBRE"!!!!


Genteeee, ela é óóótima!! Risada atrás de risada, piada atrás de piada e você sai do "Espaço Lu" até mais leve. Lu, brigadão viu!! Beijo!!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Como chama mesmo??

Sabe aqueles momentos em que você tem tanta coisa pra pensar que acaba pensando em tudo? É, em tudo mesmo. Eu digo literalmente tudo. Ontem aconteceu isso comigo e, sem querer, mas sem querer meeeesmo me peguei pensando em uma coisa: como se define o nome de uma banda?

Você já parou pra pensar nisso? Pensa bem, pra nós, que não fazemos parte da banda é uma coisa difícil de imaginar. Mas quer saber? Eu não tenho muita certeza de que os músicos saibam bem o significado do nome de suas bandas.

E na verdade não são só bandas, mas grupos também. Antigos e atuais, como por exemplo Demônios da Garoa? Demônios da Garoa, o que isso quer dizer? O "demônios", pra começar, já é complexo. Ainda se fosse uma banda de rock pesado daria pra entender. Talvez "da garoa" nos remeta a São Paulo, a terra da garoa. Mas que fique claro que isso é uma interpretação minha, ok?

E são tantas outras. NxZero, Detonautas, Strike, Inimigos da HP (e eles juram que aquela explicação de ex-engenheiros é convincente...), Bidê ou Balde, Save Ferris (tomara que seja pelo filme Curtindo a Vida Adoidado, que em inglês se chama Save Ferris).

Tem mais, com certeza. Capital Inicial, Blitz, 14 Bis, Skank. Destiny's Child? Alooo?? Child? Crescidinhas e abusadas até demais eu acho.

E Banda Eva? Quem é a Evaaa??? Será que é só por causa da "pequena eva, eeeeva..."??? Aliás, as bandas de axé se superam. Os Sungas (você sabia que isso existia???), Tchakabum (sim, se escreve com K, é pra dar um 'gramour'), É o Tchan, que já foi Gerasamba, e antes Gerasom.

Chegamos aquelas bandas x, y, z que não dá pra entender meeesmo. Biquini Cavadão. Gente, o que Biquini Cavadão quer dizer? Eu admito, eu gosto do som dos caras (que vergonha!!), mas quando eu penso em um biquini cavadão eu imagino aqueles biquinis dos anos 80, modelo asa delta, mega cavado, de alguma cor fluorescente tipo rosa, ou amarelo, bem no estilo grifa texto. Sabe aqueles que a Andréa Beltrão usava no Armação Ilimitada? É esse! Tudo bem, até aí dá pra relacionar o biquini com a época da banda, mas ainda assim me intriga. Não é um nome bacana.

Bom, e assim vamos seguindo, né? Se eu fosse listar aqui todos os nomes estranhos de banda, o blog só falaria disso. Mas é que eu não me canso!!! E os forrozeiros? Calcinha Preta, Aviões do Forró, Calypso (que jura não ser forró, e sim "calypso"???), Magníficos (quem??). Falamansa.

Babado Novo, Chiclete com Banana, diz se esse não é DEMAIS??? Chiclete com Banana?????????? De onde tiraram isso, Senhor? Chimarruts, Maskavo. Dead Fish (isso é nojento, peixe já fede, morto então...). Green Day, Guns n' Roses. Hole. Roupa Nova. Mamonas Assassinas (que Deus os tenha), Red Hot Chilli Peppers. Planta e Raiz, esse até que permite uma interpretação, se é que você me entende...

T.A.T.U., e com pontinhos, por favor, ok? The Cramberries. Smashing Pumpkins, Só Pra Contrariar. Me desculpem a proximidade, mas é tudo com S.

E eu vou terminar com a banda que eu mais odeio. Ultraje a Rigor. Ah, me diz se não é muito pra gente pensar???

segunda-feira, 23 de junho de 2008

O cão mais feio do mundo

Nos EUA foi eleito o cão mais feio do mundo. Quem ganhou foi o caolho/perneta/manco/pelado/banguela Gus. O pobrezinho, de 9 anos, luta contra um câncer de pele há anos.

Bom, mas a notícia não é essa. O principal desse acontecimento é que a dona de Gus, um cristado chinês (??? que raça é essa ???), não vê feiúra nele.


Não?? Ela NÃO vê feiúra nessa coisa/cachorro/criatura/gremilin aí de cima!! Diz se isso não é inacreditável?! E a moçoila ainda disse ao site G1 "ah, eu e minha filha achamos que ele é a COISA MAIS LINDA DO MUNDO". É, tem gosto pra tudo nesse mundo, ou não?

Bom, se ela não enxerga feiúra nele, deixa pra gente então...Jesus tenha misericórdia de ti, Gus.

domingo, 22 de junho de 2008

Feliz Centenário da Imigração Japonesa pra você!!




Sushi, sashimi, temaki, yakissoba, tako-yaki, shoyu, guioza. Hello Kitty, Pokemon. Animes, mangás. Feira da Liberdade. Keika. Tikara. Kasato Maru. Imigração. Arigatô, konnitiwa. Taiko, nantyu, karatê, aikido, kendo, kenjutsu, wadaiko. Bon-odori, kenko taiso. Japoneses, japonesas. Príncipe Naruhito. 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Feliz Centenário pra você!!

Olha, uma das coisas mais bacanas que já vi na vida, a comemoração do Cenetnário da Imigração Japonesa. Foi uma maratona, sem planejamento, mas valeu muuuito a pena. Então, se foi bom, preciso contar, certo??

Sem ingressos - só tinham 25.000 e 40.000 pessoas queriam - eu e o Rafa fomos de Campinas pra São Paulo pra irmos no Anhembi - do lado do sambódromo, onde estavam acontecendo as comemorações - pra ver a exposição da imigração, uma outra arte da festa.

Chegamos na terra da garoa debaixo de? Garoa! Ou melhor, chuuuva mesmo! R$ 10,00 de capa.
Pegamos o ônibus do Tietê pro Anhembi pensando que era na faixa. R$ 4,60 os dois pangarés que não se informaram direito.

No ônibus circular lotaaaado de japas conterrâneos do Rafa, fizemos amizade e uma dona senhorinha tinha um convite sobrando e nos deu! OK!!! Bacana!!
Aliás, nem perguntamos o nome dela, quanta educação!

Tentando conseguir outro - ou íamos ou dois ou não íamos - conseguimos. Mais senhoras japonesas solidárias que tinham convite sobrando. De repente, de nenhum já tínhamos dois ingressos para as comemorações do Centenário no sambódromo...legal ou não?? Entrada pela rua Olavo Fontoura, portão 28. Segundo informações, os "largos" conseguiram o melhor lugar!!

Chegamos 12h50 lá. O taiko já tinha ocupado toda a avenida do sambódromo e estavam começando a tocar!! Lindo, contagiante, vibrante! Atropelamos um monte de gente e conseguimos assistir, filmar, fotografar, tietar!! Aeee!!!! Quase 500 pessoas tocando ao mesmo tempo. Foi demais!

Arrumamos um lugar legal, tomamos chuva, fotografamos, filmamos, gritamos, tiramos sarro, vimos tudo o que tínhamos direito. Batemos palma, batemos batekos. Comemos cachorro quente, espetinho e temaki. Todas as tradições juntas "reverenciado o passado, celebrando o presnte e sonhando o futuro".

Ah, não vimos a exposição, mas tá tranqüilo. A gente vê na comemoração dos 150 anos!

De dentro do ônibus, voltando pra Campinas - CANSADASSOS!! - vimos o príncipe Naruhito pelo telão. É, acho que não faltou nada. Participamos oficialmente da comemoração dos 100 anos da imigração Japão-Brasil.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Cinema é algo muito pessoal

Eu acho que cinema é uma coisa muito pessoal. Apesar de amar filmes - de todos os gêneros, a propósito - acho que, a não ser que um filme seja tremendamente fenomenal ou inegavelmente péssimo, a opinião sobre determinado filme é algo muito pessoal. Cada um formula a sua, é normal. E saudável porque isso gera assunto e uma discussão bacana sobre a sétima arte.

No site UOL consta uma informação de que a estréia de O Incrível Hulk, nos EUA, superou a animação Kung Fu Panda. Ok. Eu até acredito que as pessoas prefiram assistir a um filme de ação do que um desenho. Mas o que eu não entendo é como as pessoas podem ver uma história velha, que já teve milhares de versões e nem é tão legal assim (viram como é pessoal???).

Bom, mas como eu disse, e muito pessoal. Eu vou assistir Kung Fu Panda. Quer melhor do que um urso gordo fazendo palhaçada?? Ai gente, chega daquela coisa verde. Nosso cérebro precisa descansar...

Nós temos que falar sobre isso...

Bom, por isso que eu acho que minha profissão é o máximo...você fica sabendo de coisas que jamais imaginaria que poderiam acontecer. Essas notícias são alguns exemplos:

"Mulheres confundem Mônaco com Munique e perdem a sobrinha" (!!!!)
Duas mulheres saíram da República Dominicana e foram até Munique, na Alemanha, para encontrar a sobrinha, que supostamente estariam esperando-nas na estação de trem. Maaaas, a tal sobrinha estava em MÔNACO, na Itália. Aaah, nada de mais, só 840 km que eles tiveram que dirigir a mais pra ir buscar a pobre coitada que estava lá esperando, esperando, esperando...

"Alemã confunde ladrão mascarado com bicho de pelúcia" (????)
Na cidade de Wuppertal, na Alemanha, uma mulher confundiu um bicho de pelúcia gigante com um ladrão mascarado em um carro estacionado em um estacionamento, a noite. Bom, me desculpem a falta de detalhes, mas pra mim a história é essa e ponto. Que louca!

"Zebra pára na estrada e confunde motorista americana" (OK!)
Nessa eu não vou nem relatar o que aconteceu. Pra mim, essa americana confusa pensou que a zebra era uma faixa de pedestres e ficou esperando que passasse alguém. Como não passou, ela seguiu em frente e pensou: pra que uma faixa de pedestres no meio de uma estrada?


Bom, esses são alguns exemplos de bizarrices do nosso dia-a-dia. Mas o que mais me intriga é: COMO ESSAS COISAS PODEM ACONTECER?? Jesus!! Inacreditável...Uma zebra é capaz de confundir uma pessoa, duas mulheres perdem uma sobrinha e uma louca confunde um bicho de pelúcia com um ladrão?? É demais pra minha cabeça, eu hein!

PS: Só pra constar, a Zebra se chama Norman.

domingo, 15 de junho de 2008

Uma curtinha, mas é que me chamou a atenção...

A notícia no site Ego, da Globo.com é a seguinte: Tico Santa Cruz, do Detonautas, critica Mulher Melancia e outras frutas em seu blog. Tá.

Colega, deixa eu te falar...outro dia caiu uma foto sua na net todinho depilado, até em suas partes íntimas!!! E a declaração era a seguinte: queria conhecer a sensação!!

Aaaaaaaaa!! Pra cima de mim?? Ecaaa!! Será que dá pra criticar a pobre da mulher melancia?

O Belo em número de tatuagens...

Olha, esse cara deve ter alguma coisa que nós, pobres mortais que não temos a bunda grande, não conseguimos enxergar. Não é possível!! Deus Pai todo poderoso. Só chamando Jesus e o Pai dele pra gente entender porque o BELO (aliás, onde que ele é belo, né) um traficante oxigenado pode ser amado e tatuado por tantas mulheres.

Primeiro foi a Viviane Araújo. OK! Namoraram sei lá quantos anos, a moça foi lá e tatuou. Mas o cara é tão sacana que estava preso e conseguiu corneá-la. Pensa, você ser corna já deve ser ruim. Agora corneada pelo Belo com ele na cadeia deve ser "N" vezes pior. Imensuravelmente pior. Cara, ele é o Belo, e naquele momento o Belo presidiário. Bom, a corna, digo, modelo/manequim/atriz/sambista/passista, Vivi - que não depila a perna, diga-se de passagem, - apagou com muito custo a obra prima.

Aí vem a Gracyane (que gracinha!!) Barbosa e faz a mesma m..., ou melhor, tatuagem. Dois trabalhos, fazer e tirar. Afinal, até eu sei que ele vai trocar ela por outra logo logo, né?? Alooo!! Enfim, vai lá Gracy do Tchacabum (esse grupo ainda existe??!! tomara que não!!). Ah amiga, boa sorte, nada mais. Você vai gastar um dinheirão e ficar cheia de bolhas!

Iassassa!!


Não liguem pro título do post...eu não sei como se escreve isso. Aí a pessoa que está lendo pensa: então por que escreve criatura? E tem resposta, porque eu ADORO TAIKÔ!! E você, você sabe o que é taikô?


Taikô é o máximo!! Taikô é som, taikô é movimento, taikô é música, taikô é dança, taikô é tradição. Taikô é uma das coisas mais legais das festividades de comemoração dos 100 anos da imigração japonesa!


Bom, vamos ao que é de fato, né? Taikô é um tipo de música/tambor/dança, não sei como definir, originário de Okinawa, uma das ilhas do Japão. Nessa "dança", os participantes tocam tambores em uma coreografia ao som de músicas folclóricas. E o espírito do taikô é a união do grupo, tanto que no Japão é usado por torcidas para animar e motivar os competidores.


Há muitas comemorações do Centenário que terão apresentações de taikô. Vale a pena conferir! Eu já vi alguns grupos, mas o que eu mais gosto é o pessoal do clube Okinawa de Campinas. Ok, talvez isso aconteça porque fazem parte algumas pessoas de quem eu gosto muito...eu admito! Mas os outros também são muito bons.


Querendo conferir e conhecer essa parte bacana do Japão, o site oficial do Centenário é esse http://www.centenario2008.org.br/. Lá tem as principais informações, as notícias, enfim tudo o que você precisa saber de um dos maiores acontecimentos do ano!!


Dia dos Namorados e culinária latino-americana!

Bom, eu sei que faz tempo. Mas como o trabalho enobrece o homem e ultimamente eu ando precisando estar muito nobre, tenho trabalhado demais e não tenho tempo de escrever. Mas passei bastante coisa nesses últimos 15 dias que preciso colocar aqui.

Dia dos Namorados. Essa é uma data bacana! A TV fala disso, o rádio, as revistas, os jornais, as propagandas, o comércio, sua mãe, seu pai, todo mundo. Não tem como não vivenciar essa data, não é não? E não importa se você tem namorado ou se você está na fosse ouvindo With ou Without you do U2. O dia 12 de junho chega, você querendo ou não.

E quando chega é aquela coisa. É um tal de mozinho pra lá, lindinha pra cá...meu príncipe, minha princesa. A maior bichisse!! Troca de presentes, de carinho, de palavras com voz de bebê...mas me diz...tem coisa mais gostosa?? Não! Admitam!!!!! Eu sei que nesse dia todos os casais regrediram e falaram o meu "bizunguinhinhinhinhoooo"...É involuntário pessoal, relaxa!!

E quem não tem namorado relaxa também. Aproveita esse dia pra conhecer gente nova e achar uma pessoa que queira falar com você em linguagem de nenê e fazer algo diferente!

Eu e o Rafa comemoramos o Dia dos Namorados só no sábado, dia 14. Fomos a um restaurante bem legal, El Tambo, em Campinas. O lugar é um encontro da culinária das Américas. Recomendo! A caipirinha de saquê é maravilhosa, o mojito também. Comemos uma porção DIVINA de chilli fries e um quinuotto (o mesmo que um risoto, mas de quinuá) de linguiça e rúcula. O prato é uma especiaria peruana, e é ótimo!! Super diferente!! Depois das bebidas alcóolicas, um suco de abacaxi com soda. Delícia!!

O dia 12 de junho serve pra isso pessoal. Conhecer coisas novas, lugares novos e uma pessoa nova nessa que está do seu lado!! Eu fiz tudo isso! Rafa, te amo lindo!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Não se pode nem trabalhar mais...

Se tem algo em que penso sempre é na liberdade de expressão que temos nos dias de hoje. Um bom exemplo é esse blog onde escrevo o que eu penso e o que eu quero. E eu não posso ser repreendida, salvo se eu disser alguma mentira, calúnia ou difamação.

Bom, se eu fizer isso que eu seja punida. Quem faz uma coisa dessas é um pulha, e quer saber, não falta quem o faça. Mas uma coisa que aprendemos quando passamos a ser jornalistas é o respeito, a justiça e a verdade. É verdade, como em todas as classes - infelizmente - há corrupção e mentiras.

Mas e o que aconteceu com os jornalistas que estavam trabalhando, repito TRABALHANDO, no Rio de Janeiro? A equipe estava investigando algo que estava errado naquela comunidade e sofreram TORTURAS E MAUS TRATOS!!

Gente, que mundo é esse? Que país é esse? Que leis são essas?? E a liberdade de expressão desses jornalistas que estavam apenas prestando um serviço a nós, à sociedade? Isso não tem explicação, tão pouco justificativa.

Esses infelizes que submeteram a equipe de jornalismo a socos, pontapés, choques elétricos e sufocamento com saco plástico são verdadeiros bandidos. Choques elétricos em pleno século XXI? Qual é a punição pra quem pratica tortura nesse país desregrado?

Parece que voltamos uns bons 40 e poucos anos, no tempo da ditadura militar que vivíamos onde erámos proibidos de falar, de escrever, de pensar, de sonhar, de ter idéias. Lutaram tanto para que suas futuras gerações pudessem sonhar sem restrições, e agora isso?

Pessoas sem instrução, sem noção, sem compaixão, sem coração...sem NADA estão tomando conta do Brasil. A mim e a vocês só resta a indignação e as tentativas e protesto, como esse pequeno e talvez insginificante que eu estou fazendo aqui.

O comodismo nunca. O conforsmismo nunca. E a aceitação menos ainda. Talvez todas essas coisas que eu disse aqui já tenham sido ditas por muitos jornalistas inconformados, mas eu tinha que dizer. São colegas de profissão, são da minha classe, eu estou inconformada e solidária ao caso. Não bastou o Tim Lopes e outros tantos de tantos e tantos anos.

Ok!! É bom a gente ficar um tempinho sem escrever, porque quando a gente resolve colocar os posts em dia é a melhor coisa. É absurdo e bizarrice que não acaba!!

Pois bem, mais uma das novas doidas do mundo da fama está com novidades. A cantora Lily Allen vai para o cinema atuar no longa-metragem Lesbian Vampire Killers. Jesus!! Num filminho bem "a la" Os Mutantes - Caminhos do Coração, Lily Allen vai interpretar uma vampira lésbica assassina.

Agora me digam, essa não foi uma bela escolha? Quem mais, além de mim, acha que essa mulher tem cara de vampira lésbica assassina?? Eu acho. Combinou.

Ah, e quem acha que o cara que deu o nome pro filme é de uma criatividade de outro mundo?? E beleza...e assim vamos vivendo...rindo, chorando...