domingo, 29 de junho de 2008

como é que uma coisa assim machuca tanto???

Dizem que a palavra saudade só existe na língua portuguesa. Nos outros idiomas não há uma palavra que traduza fielmente este sentimento. Quer saber? Eu acredito!! E acredito mesmo.

A saudade é uma coisa muito brasileira, muito verdadeira (embora não sejamos conhecidos por nossa honestidade ou verdade...), muito quente, muito fria, muito real. É um dos poucos sentimentos que sentimos na carne. É algo que machuca muito além da alma. A saudade é capaz de se tornar uma dor física, que incomoda, que intriga, que nos faz pensar, rir, chorar, lembrar. Mas, parafraseando Só Pra Contrariar, como é que uma coisa assim machuca tanto??

É algo tão poderoso que faz você se arrepender, se 'vangloriar' do que fez, de achar que está certo ou errado. Te faz acreditar que as coisas podem ser diferentes e às vezes te convence de que tudo tem que ser igual. A saudade te faz crer que você quer que o tempo passe mais rápido, e faz você querer isso com tanta força que acaba acreditando que de fato possa acontecer.

Mas é uma coisa tão complexa e inexplicável que muitas vezes faz você desejar com a mesma intensidade que o tempo passe lentamente. Para que os momentos bons não se acabem, pra que você possa continuar sentindo aquela saudade que dói no peito ou até mesmo para que fique na memória coisas que você jamais imaginaria fazer. Coisas que, de alguma maneira, você acaba fazendo e depois te dá aquela saudade.

Mesmo com tudo isso, saudade é uma coisa boa também. É memória, é sentir falta. É querer sentir aquele mesmo cheiro, aquele mesmo gosto, aquela mesma sensação, aquele mesmo sentimento. Aquele mesmo abraço, aquele mesmo beijo. Ouvir aquela mesma música, naquele mesmo momento. Ver de novo aquele mesmo olhar, aquele mesmo sorriso. Ouvir de novo aquela mesma voz. Sentir tudo aquilo que já se sentiu alguma vez.

Você, de vez em quando, não tem saudade de ter uma mesma conversa, de chorar de tanto rir, de rir de tanto chorar, de reviver momentos?? Esse é o poder da saudade, te fazer sentir vontade de ver, de senitir, de ouvir, de reviver, de viver coisas já vividas, ouvidas, sentidas, vistas.

Saudade do calor de um abraço, do gosto de um beijo, daquele frio na barriga, das pernas tremendo, das mãoes geladas, do olho no olho. Saudade de algo único. Saudade do seu primeiro beijo.

Saudade do cheirinho da comida da sua avó, do colinho da sua mãe, do abraço do seu pai. Das brigas bobas com seu irmão. Dos chororôs depois de uma briga com o seu primeiro namorado. Dos encontros e despedidas em plataformas de rodoviárias, em saguões de aeroporto, em janelas, sacadas, portas.

Enfim, a saudade á algo que está aí, queira você ou não. É um sentimento involuntário, que vem, fica e é boa. Ou ruim, depende do que se sente saudade. Mas sempre, sempre, sempre, permita-se sentir saudade.

Um comentário:

Lua disse...

Ééééééé.........

A saudade mata, a saudade salva, a saudade sabe que só ela merece tanta atenção da gente...

Deixe que você sinta saudades.. por mais que a saudade seja errônea, seja proibida, seja passado, seja futuro, não seja mais...

Lindo o texto... me identifiquei... rs...
Te amo querida...
E MUDE A DATA!!!

Angie